Nunca falamos tanto sobre vacina, eficácia e imunização. Não é verdade?
Todos os olhares estão atentos e voltados ao assunto que, antes, tinha datas específicas marcadas no calendário pra acontecer. Agora é pauta comum em toda a população mundial, a todo tempo.
Mas você sabia que cada organismo reage de uma forma e essa reação é baseada em diversos fatores como idade e o próprio sistema imunológico?
Vamos entender!
Desde o inicio das descobertas sobre o assunto, antes mesmo de falarmos sobre o novo coronavírus, sabemos que contrair a doença após se vacinar não quer dizer que ela é ineficaz, apenas que o sistema imunológico não teve tempo suficiente para criar uma resposta imune, ou, que ainda assim, em alguns casos podemos sim contrair o vírus após a vacinação, mas em sua forma mais atenuada e menos grave, como é o caso da Covid-19.
Em média, duas semanas após tomar a dose, ou a segunda dose, para aquelas que existem o reforço, a pessoa está protegida – claro que observando cada caso e imunizante. Considerando a média de tempo, esse é, mais ou menos, o período em que o sistema leva para criar os anticorpos neutralizantes. E são eles que barram a entrada do vírus nas células.
Após isso, com aproximadamente um mês de vacinação já é possível, também, observar uma quantidade maior anticorpos no paciente imunizado.