Você sabe o que é a Poliomielite e como preveni-la?
Também chamada de pólio ou paralisia infantil, a poliomielite é uma doença infecto contagiosa aguda causada por vírus que pode causar paralisia nos membros inferiores. E a vacinação é a única forma de preveni-la.
História da Poliomielite no Brasil
O último caso da doença foi visto no Brasil em 1989, no estado da Paraíba (PB). Desde essa época, como estratégia, o país adotou uma forte campanha de vacinação a fim de prevenir e controlar os casos da doença. Essa ação foi através da vacinação oral contra a pólio (VOP) que propicia uma imunização individual.
Em 1994, o país recebeu a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
Entretanto, apesar de ter sido erradicada no Brasil, devido à queda na vacinação, a poliomielite ameaça voltar, assim como outras doenças como a difteria e a rubéola.
O vírus que causa a pólio é chamado poliovírus e tem três sorotipos (1, 2 e 3) cuja transmissão se dá por via oral-fecal (contato da boca com fezes contaminadas) ou oral-oral, por meio de gotículas expelidas ao falar, tossir ou espirrar.
Atualmente, no Brasil, as vacinas para a prevenção da pólio são duas: a VPO (vacina pólio oral) também conhecida por ser a vacina da gotinha e a VIP (vacina inativada pólio), administrada por via intramuscular. Ambas são seguras e a diferença entre elas é que uma contém o vírus morto, a VIP, enquanto a outra contém o vírus vivo enfraquecido e é administrada por via oral, a VOP.
Além disso, é importante saber que a vacina contra a poliomielite pode ser combinada com outras vacinas como a da difteria, tétano e a vacina contra a coqueluche e, às vezes, a vacina contra a hepatite B ou vacina contra Haemophilus influenzae.
Por isso, não deixe de vacinar seu filho(a) e protegê-lo da poliomielite.
Vacina salva vidas!