Quando falamos de Herpes, normalmente pensamos só na que causa as “feridinhas” nos lábios, não é? Mas você sabia que existem diferentes tipos do vírus que levam ao Herpes e diferentes consequências no nosso corpo? Hoje temos três divisões: Herpes Labial, Genital e o Herpes Zóster.
Herpes Labial: normalmente é causado pelo vírus herpes simples 1, e se apresenta na forma de erupções na mucosa da boca e na face. E, apesar de muito comum, se não tratada da forma correta pode trazer complicações.
Herpes Genital: causado pelo vírus herpes simples 2, traz como consequência bolhas e ferimentos na região genital, tanto masculina como feminina.
Mas, existe outro tipo de Herpes, diferente dos citados acima, e que não é derivado do mesmo vírus, o Zóster.
O Herpes Zóster é uma apresentação mais grave da doença e não tem ligação com o vírus herpes simples, já que é causado pelo vírus “Varicella Zoster”, o mesmo da catapora. Ele é mais comum entre pessoas mais velhas, já que o envelhecimento do sistema imunológico permite que o vírus de quem já teve catapora, uma vez inativado, seja reativado pela dificuldade de defesa do corpo, causando assim a doença.
O Zóster causa lesões na pele e acomete o sistema nervoso, podendo levar o paciente a desenvolver dores crônicas. E, no caso do acometimento de nervos mais importantes, como o óptico, por exemplo, a doença pode levar à perda de visão.
Mas a notícia boa é que para esse caso existe a vacina, e ela pode ser tomada por todas as pessoas do grupo indicado, a partir dos 50 anos, inclusive por quem já tenha tido a catapora.
Entre em contato com a nossa equipe para saber mais informações e deixar sua proteção em dia 💜