Já imaginou como seria o mundo atual sem o poder protetor da vacina e a presença constante de doenças que só lembramos o nome em épocas de vacinação, como poliomielite, coqueluche e tétano?
Você conhece a história das vacinas no Brasil? Se hoje nós temos um grande poder de imunização é porque, há mais de 200 anos, iniciamos essa trajetória de triunfo da ciência. A vacina tornou-se a maior forma de imunização ativa (quando o próprio corpo produz os anticorpos) e baseia-se na introdução do agente causador da doença (atenuado ou inativado) ou substâncias que esses agentes produzem no corpo de uma pessoa de modo a estimular a produção de anticorpos e células de memória pelo sistema imunológico.
Conheça a história da vacinação no Brasil:
O século XX é um ponto de virada na história das vacinas no Brasil. Ainda entre os anos 1900 e 1901, foram fundados o Instituto Soroterápico do Rio de Janeiro (futuro Fiocruz) e o Instituto Serumtherápico (futuro Instituto Butantan).
Em 1904, a obrigatoriedade de se proteger contra a varíola gerou o episódio conhecido como Revolta da Vacina, no Rio de Janeiro. À época, a necessidade de se vacinar se somou a outras insatisfações populares e levou a um motim.
No ano de 1927, se iniciou a vacinação contra a tuberculose no Brasil, com a vacina BCG. 15 anos mais tarde, a febre amarela urbana foi eliminada do país graças à cobertura vacinal.
Em 1973, foi criado o PNI, Plano Nacional de Imunizações, hoje conhecido e valorizado por grande parte dos brasileiros. O primeiro calendário básico de vacinação surgiu em 1977, como reflexo do PNI. Já em 1986, nasceu o Zé Gotinha, simpático personagem que simboliza as campanhas de vacinação.
O ano de 1995 foi bem relevante por conta da substituição da vacina monovalente contra o sarampo pela tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), aplicada até os dias atuais.
Nos anos que se seguiram, e também já no século XXI, o Brasil seguiu avançando na vacinação de seu povo. Doenças como tétano, gripe, difteria, coqueluche, hepatite B, catapora, HPV, entre outras passaram a ser evitadas ou minimizadas pela ação vacinal.
Entendeu agora o poder da imunização? A cada ano, milhões de vidas são salvas graças à imunização, amplamente reconhecida como uma das intervenções de saúde mais bem sucedidas.
Para te manter sempre seguro, a Real Vacina conta com diversas vacinas para garantir a imunidade da sua família.